Topo

Como era Jojo antes da fama? Amigos garantem: 'Ela sempre teve essa marra'

Jojo Todynho
Jojo Todynho
Reprodução/Instagram

De Splash, em São Paulo e no Rio

27/10/2020 04h00

Jojo Todynho tem uma torcida grande em "A Fazenda" e está divertindo o público com bom humor e barracos. A funkeira tem um jeito mandão, gosta de tomar a frente da situação, defende seus amigos e ama uma festa! Splash foi atrás de quem conhece vem Jojo para saber se ela era assim antes da fama.

Continua depois da publicidade

"A Jordana em si é isso que todos viram nas redes sociais e estão vendo no programa. Intensidade em pessoa. Ela sempre teve essa personalidade. Chegávamos a nos desentender por conta do jeito dela, mas não durava muito tempo", conta Bruna Oliveira, amiga de escola e Jojo desde 2013.

Jojo Todynho, agachada, cercada de amigas da escola em 2013 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Jojo Todynho, agachada, cercada de amigas da escola em 2013
Imagem: Arquivo pessoal

Bruna destaca que ela comprava as brigas das amigas, sem nem saber se estavam certas ou erradas. "Ela sempre foi a mãe de todas. Responsável por tudo, mandona, brincalhona. Cada dia era uma bobeira diferente. Conviver em horário integral com a Jordana sempre foi engraçado."

No intervalo das aulas, Jojo gostava de se apresentar para as amigas e bater papo - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
No intervalo das aulas, Jojo gostava de se apresentar para as amigas e bater papo
Imagem: Arquivo pessoal
Continua depois da publicidade

Jojo sempre foi extrovertida, adorava apresentar trabalhos na escola e nos intervalos dava seus "showzinhos" para as amigas. "O primeiro vídeo dela na escola nós que fizemos. Ela inventava música com nome dos professores", lembra Bruna.

Jojo com a amiga e comadre Fernanda Torres - arquivo pessoal - arquivo pessoal
Jojo com a amiga e comadre Fernanda Torres
Imagem: arquivo pessoal

Fernanda Torres, amiga de escola e comadre, diz que Jojo é assim mesmo na vida:

"Muita gente fala que ela força para ser engraçada, mas não é. Ela fala mesmo com todo o mundo, mas não é grude com ninguém. E com quem ela não se dá continua sem falar até o final. É o que ela pensa e acabou".

"Ela era nariz em pé quando era pobre também, nada mudou, sempre teve essa marra. Mas também sempre correu atrás, sempre trabalhou, quis ter o dinheiro dela. E o temperamento é esse aí desde que a gente tinha 15 anos", lembra.

Continua depois da publicidade

Na época da escola, Jojo morava com a avó e a família em Bangu, na casa em que dona Rita, xodó da neta, vive até hoje. "Ela reformou, deixou tudo lindo", conta Fernanda. Atualmente, Jojo mora em um apartamento alugado no Recreio, zona oeste do Rio, e planeja comprar sua casa.

Casa de praia para a avó

Se for campeã de "A Fazenda", um dos sonhos de Jojo é dar um presentão para sua avó, a quem chama de "rainha".

"O que falta ainda é a casinha de praia que a minha avó pede o tempo todo. E Jojo sempre faz as vontades dela", conta Cristiano Menezes, tio da funkeira.

Continua depois da publicidade

Morte trágica do pai e relação distante com a mãe

Apesar de ser muito ligada à família e amorosa com a avó, Jojo tem uma relação distante com a mãe e uma história trágica sobre a morte do pai, da qual evita falar.

Em 2018, ela contou no "Conexão Repórter" que o pai morreu quando ela tinha apenas 10 anos. "Meu pai morreu com tiro. Ele era segurança de farmácia, de mercado, e acontece. Ele fazia segurança de uma lan house perto de casa, eu tinha 10 anos. Isso mexeu muito com meu psicológico."

"O pai dela faleceu quando ela era muito criança, ela fala dele até hoje, sente muita falta. Com a mãe ela não se dava tão bem, mas elas respeitam, têm carinho. O amor da vida dela é a avó, é tudo para ela. E ela tem dois irmãos, o Mateus e Ezequiel."

Batalhadora

Antes de ser famosa, Jojo trabalhou bastante, inclusive conciliava os estudos com o emprego. "Já fez de tudo um pouco. Foi camelô, vendeu bijus, picolé, trabalhou como cuidadora de idosos, foi telemarketing, monitora de brinquedos em shopping", lembra a tia dela, Cristina.

Continua depois da publicidade

Segundo Cristina, Jojo sempre foi o centro das atenções nas festas, na escola, na igreja e nas apresentações —a ponto de a avó procurar uma profissional para entender o motivo de tanta agitação da neta.

Quando ela tinha de 8 para 9 anos, minha a levou ela e o irmão para fazer acompanhamento com psicóloga. Após algumas visitas, chegou à conclusão de que ela não tinha nada. Era uma ótima atriz e a Globo estava perdendo um grande talento.

Nutricionista e amiga de Jojo, Renata Pigliasco diz que a funkeira merece ganhar "A Fazenda" e destaca suas qualidades: "Ela é verdadeira, guerreira, autêntica, energia positiva sempre, divertida, amorosa e amiga".

Continua depois da publicidade

Acho que precisamos de mais pessoas com essas características no mundo. Não vejo diferença entre a Jordana que conheço e a que está em 'A Fazenda'. Estou muito orgulhosa da conduta que ela vem tendo no programa. Sabia que não seria diferente!

O 'anjo da guarda' na música

Jojo começou a ficar famosa na internet graças a vídeos na YouTube, onde ela atuava falando sobre relacionamentos. Mas, um dia, sabendo do gosto dela por funk, um dos seus tios foi atrás do DJ Batata —hoje, empresário da cantora.

DJ Batata produziu um dos principais sucessos da funkeira, "Que Tiro Foi Esse", e fez a ponte para que Jojo participasse do videoclipe "Vai Malandra", de Anitta.

Continua depois da publicidade

O DJ e empresário acompanhou todo o crescimento artístico da cantora e acredita que ela sairá ainda maior do reallity show. Mas faz questão de destacar que a Jojo de dentro da casa é a mesma daqui de fora.

No começo, fiquei até com medo de ela agredir alguém, perder a cabeça. Mas depois ela foi se moldando. A Jojo é exatamente aquilo que está todo mundo vendo. Ela grita mesmo, xinga, chora e é amiga demais, o que ela faz com a Raissa é o melhor exemplo disso.